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flor futura
Desde: 04/11/2003      Publicadas: 73      Atualização: 15/09/2019

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 Civilização

  20/05/2019
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RELEASE DA RODA DE CONVERSA: AFRO-CEARENSIDADES, DIÁSPORA NEGRA E PROCESSOS CIVILIZATÓRIOS

Release distribuído sobre o evento: Roda de Conversa: Afro-cearensidades, diáspora negra e processos civillizatórios.
Este evento terá como facilitador o Prof.º Charles Odevan e ocorrerá no Espaço Cultural Frei Tito de Alencar - Escuta na periferia de Fortaleza.

RELEASE DA RODA DE CONVERSA: AFRO-CEARENSIDADES, DIÁSPORA NEGRA E PROCESSOS CIVILIZATÓRIOS

 

RELEASE DA RODA DE CONVERSA:

 

AFRO-CEARENSIDADES, DIÁSPORA NEGRA E PROCESSOS CIVILIZATÓRIOS

 

FACILITADOR: Prof.º Charles Odevan

Local: Espaço Cultural Frei Tito de Alencar – Escuta

Endereço: Rua Noel Rosa, 150 – Pici – [Pegar o ônibus João Arruda no Terminal do Antonio Bezerra. Descer na Rua Franco Rocha depois do Condomínio Ágata

Data: 21/05/2019

Horário: 19 horas

 

Ingresso: Entrada gratuita

Esta roda de conversa, a despeito de não ser dona da verdade, pretende debater algumas noções estereotipadas sobre a forma peculiar de ser [ou assumir-se Negro no Ceará, em particular como isso se dá nas periferias, nas quebradas].

Há um senso comum de que não há negros no Ceará. Há até o incensado pesquisador e político cearense Parsifal Barroso que sustenta a discutível tese da ausência dos negros no Ceará no livro: "O Cearense". Onde lá Parsifal Barroso reiterava que o processo civilizatório cearense se deu apenas com a contribuição ibérica e quando fala da presença indígena; vale-se de imagens e conceitos estereotipados que folclorizam a importância e alcance desta presença.

Esta roda de conversa pretende questionar: se não há negros no Ceará como explicar a existência de 66 comunidades remanescentes de Quilombos [segundo depoimento de Sergio Granja da COPPIR - Coordenadoria de Promoçao de Políticas de Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de Fortaleza] no território cearense?

Há uma única forma de ser negro no Ceará? Ou há negritudes diversas e plurais?

Por exemplo, no Estado do Ceará o decréscimo do número de umbandistas e candomblecistas negros e o trânsito/migração para as religiosidades pentecostais e pós-pentecostais?

Um negro da Assembléia de Deus é ainda negro: até que ponto? Não se perdendo de vista que a Assembléia de Deus e seus correlatos pentecostais dividem com a Umbanda e o Candomble e seus correlatos afro-indígenas os caracteres de serem religiosidades extáticas [o êxtase: quando há uma imersão/fusão do total do fiel na divindade; coisa que não ocorre nos protestantismos históricos das chamadas igrejas de missão (metodistas, episcopais, luteranos, presbiterianos, anglicanos, batistas) em que os excessos emocionais são desabonados.

Qual a relação dos cultos de matriz afro-cearense com a diáspora maranhense do catimbó [conforme depoimento do sacerdote Babá Cleudo Ty Osun - o Olutoji]; com a diáspora carioca da Umbanda [conforme o livro de Ismael Pordeus Jr. in: Umbanda: Ceará em Transe] e a diáspora baiana dos candomblés [ JUNIOR, Cleudo Pinheiro de Andrade. Estratégias de preservação dos cultos afro-religiosos ou o negro cearense e o jeito camaleão de dizer sua fé. In: Negros no Ceará: História, memória e etnicidade - Coleção Outras Histórias - Museu do Ceará].

Como foi o povoamento negro no Ceará?

Qual a importância do tráfico interprovincial do Ceará forçando uma leva de escravizados a sairem do Ceará e a irem trabalhar nas famosas charqueadas do Rio Grande do Sul (José Hilário Ferreira Sobrinho)?

O que eram os negros boçais, crioulos e ladinos (Nei Lopes e Wilson do Nascimento Barbosa].

Há interferência das diásporas negras haitianas, cubanas, caribenhas, jamaicanas, do sul dos Estados Unidos [o blues, o jazz, o culto secreto dos raizeiros do Hoodoo] na forma que a cultura negra cearense se construiu e se constrói diuturnamente, partindo do fato de que estamos imersos num mundo globalizado e das hibridações (Nestor Gárcia Canclini) nesta desafiadora pós-modernidade e no instigante colapso do capitalismo (Robert Kurz)?

Charles Odevan é graduado em Letras pela UFC, cursou 14 créditos do Mestrado em Literatura Brasileira da UFC e cursou as seguintes disciplinas matriculado como aluno especial no bacharelado em Ciências Sociais da UFC: Sociologia urbana; Tópicos Especiais em Antropologia II: Diários Etnográficos; Antropologia da Religião; Tópicos Especiais em Antropologia III: Religiões Contemporâneas; Subjetividade e Sociedade e como ouvinte: Tópicos Especiais em Antropologia I: Antropologia da Imagem.

Pesquisa os sistemas simbólicos e a antinomia entre religiões patricêntricas versus religiões matricêntricas (Molefi Kete Asante0..

Poeta, cineasta, crítico de artes plástics, ensaísta, contista, faz pesquisas em info-arte [em especial pesquisa design para suas próprias capas de livros publicados e faz pesquisas em fotografia artística digital]

É oficineiro, arte-educador, tarólogo e cartomante.

Tem um perfil de autor e um catálogo de livros independentes de seu pequeno selo editorial (Enugbarijo) distribúido pelo 'trust' internacional Amazon.

  Autor:   Charles Odevan Xavier


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